Dia do Jornalista: Confira as séries que podem inspirar a profissão

Nesta terça-feira (7) é celebrado o Dia do Jornalista, profissão que carrega vários desafios e que nos últimos meses tem se provado de extrema importância no repasse de informações confiáveis e necessárias na luta contra a pandemia do coronavírus.

Para quem admira esses profissionais ou para quem está na linha de frente das redações e meios de comunicações em geral, separamos algumas séries que inspiram a profissão. A lista está em ordem de lançamento e conta com produções premiadas, como “The Morning Show”, que rendeu a estatueta de Melhor Atriz em Série Dramática para Jennifer Aniston, no Screen Actors Guild 2020.

Outro seriado que fez sucesso nas premiações foi “Sharp Objects”. A produção é estrelada por Amy Adams, vencedora da categoria de Melhor Atriz em Minissérie no Critics Choice Award e no Satellite Award 2019, pelo seu trabalho na trama. A atriz Patricia Clarkson também brilhou em cena e foi reconhecida ao receber um Globo de Ouro e um Critics Choice Award por sua atuação.

Por último, quem também colecionou prêmios foi a série “The Newsroom”. Em 2013, o ator Jeff Daniels levou o Emmy de Melhor Ator em Série Dramática, enquanto Jane Fonda recebeu um Critics Choice Award de Melhor Atriz Convidada.

Confira a lista de séries sobre jornalistas:

Home Before Dark (2020)

Se você acha que para ser jornalista precisa ter se formado na faculdade… Está certo, precisa sim! Mas isso não impede que uma garotinha de nove anos já demonstre ter aptidão na profissão.

“Home Before Dark” apresenta a jovem Hilde Lysiak, uma garotinha que faz sucesso na escola nova quando publica uma matéria investigativa sobre um possível assassinato na cidade. Em sua apuração, a menina acaba ligando o caso a outro crime não solucionado nas redondezas e que todos preferem esconder – incluindo seu pai, que também é jornalista.

A primeira temporada de “Home Before Dark” foi lançada neste mês de abril, com 10 episódios, pela AppleTV+.

Truth Be Told (2019)

Cada vez mais os podcasts tem ganhado o mundo. Por aqui, a prática de ouvir e produzir conteúdo por áudio tem crescido exponencialmente, principalmente quando isso está atrelado ao gênero de crimes reais. Em “Truth Be Told”, Octavia Spencer vive a repórter Poppy Parnell. Ela solidificou sua carreira falando sobre crimes em seu podcast, ajudando a desvendar alguns deles.

Depois de receber novas pistas sobre um caso antigo, Poppy começa a investigar o caso novamente e percebe que pode ter contribuído a condenar um homem inocente. A jornalista parte em buscar de descobrir a verdade sobre o caso. Aaron Paul, o Jesse Pinkman de “Breaking Bad”, interpreta o réu.

A série tem sua primeira temporada disponível na AppleTV+ e já está renovada para a segunda temporada.

The Morning Show (2019)

Quando a AppleTV+ foi lançada em novembro do ano passado, “The Morning Show” foi o carro-chefe de seu catálogo. Estrelando Jennifer Aniston e Reese Witherspoon, a série acompanha a crise dos bastidores de uma emissora de televisão quando um dos âncoras do principal jornal matinal é acusado de assédio sexual.

Sua parceira de bancada se vê tendo que administrar a crise sem manchar sua carreira, ao mesmo tempo em que tenta reconquistar sua autoridade quando descobre um movimento dos seus superiores em querer substituí-la por outra apresentadora.

Também estão no elenco os atores Seve Carell, Billy Crudup, Jack Davenport e Mark Duplass. “The Morning Show” está renovada para segunda temporada.

Sharp Object (2018)

Amy Adams interpreta Camille Preaker,  uma repórter que retorna para sua cidade natal com o objetivo de acompanhar as investigações de assassinatos que vitimou duas adolescentes. O retorno, porém, é marcado por vários traumas e fantasmas antes adormecidos por Camille, que volta a conviver com sua mãe, Adora Crellin, a meia irmã, Amma, e o padrastro Alan.

“Sharp Object” é uma adaptação do livro de mesmo nome da autora Gillian Flynn, que também assina “Garota Exemplar” e “Lugares Escuros”, ambos transformados em longas. A minissérie possui oito episódios disponíveis na HBO Go.

The Newsroom (2012)

Finalizada com três temporadas, “The Newsroom” também segue a história dos bastidores de um programa de televisão dos Estados Unidos. O âncora Will McAvoy retorna de férias para descobrir que sua ex-noiva, MacKenzie McHale, é, também, a nova produtora-executiva do programa que apresenta.

A série foca no desafio financeiro, moral e pessoal da equipe de telejornalismo para manter a audiência em níveis elevados. As três temporadas de “The Newsroom” está disponível na HBO Go.

E aí, já assistiu todas? Conhece outras séries com o mesmo tema? Aceitamos indicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *