Lista de Arya: Confira quem ainda pode morrer pelas mãos da garota Stark

A trajetória de Arya Stark (Maisie Williams) na história de “Game Of Thrones” é considerada uma das mais árduas da série. A personagem não teve uma vida fácil. Indo contra o patriarcado da época, Arya nunca quis ser uma lady, comportamento que muitos tentavam impor, como seu pai, Ned Stark (Sean Bean), Septã Mordane (Susan Brown) e, recentemente, Gendry (Joe Dempsie), com quem desenvolveu um romance.

Mesmo com todas as perdas vividas pela personagem, as dificuldades de Arya serviram para torná-la mais forte, independente e segura de si. Como dito por Bran (Isaac Hempstead-Wright) na oitava temporada: “Tudo o que você fez o trouxe aqui, onde você está agora”. A frase não foi dita especificamente para Arya, mas serve não só para ela como para grande parte dos personagens que, apesar de muitas vezes terem ficado em lados opostos em guerras passadas, puderam se unir contra uma ameaça em comum: O Rei da Noite.

Por aproximadamente oito anos, Arya escapou da morte ao mesmo tempo em que treinava para se tornar uma grande guerreira, colecionando vários inimigos pelo caminho. Ainda na segunda temporada, quase como uma oração, ela repetia toda noite o nome das pessoas que fizeram mal a ela ou a alguém que amava, no intuito de poder, um dia, mata-los.

Embora tenha conseguido completar algumas missões e riscar vários nomes da lista, seu objetivo foi mudando de acordo com as situações, seja porque os alvos haviam morrido antes de Arya poder chegar até eles ou porque ela optou por perdoá-los. E já que a última batalha está prestes a acontecer no próximo domingo (12), o Uma Série de Coisas decidiu revisitar a lista da garota Stark para lembrar quem ainda corre risco de morrer pelas mãos dela.

Excluímos aqui as pessoas que Arya matou independente de estar na lista, como Mindinho e o Rei da Noite. Também não mencionamos as três almas oferecidas por Jaqen H’ghar ao Deus da Morte, dando direito da garota escolher três mortes.

Como a série é baseada nos livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, os personagens que Arya põe na lista variam entre literatura e televisão, então decidimos focar apenas na série. Confira:

Rorge

Status: Morto.

Começando por um personagem considerado figurante na série, um dos prisioneiros que Arya encontrou enjaulado ao lado de Jaqen H’ghar pôs muito medo nela, quando ainda tentava ir para a Patrulha da Noite atrás de Jon Snow. Ele havia ameaçado a garota de estupro. Muito tempo depois, esse homem desconhecido reencontrou Arya, que estava de passagem com o Cão. Quando o Cão pergunta se a garota pensava em se vingar, ela nega alegando que não sabia o nome dele, logo, não poderia adicioná-lo ao seu mantra mental. Incentivada pelo companheiro de viagem, ela descobre o nome da vítima, que diz se chamar Rorge. Ela o mata em seguida, com sua espada Agulha.

Polliver

Status: Morto.

Outro nome não muito importante para a história é o Polliver. Ele fazia parte do grupo do Montanha e foi colocado na lista de mortes de Arya por dois motivos: 1) Ter roubado a Agulha, arma dada de presente por seu irmão Jon. 2) Ter matado o amigo de Arya, Lommy, com sua espada.

Ela o mata falando a mesma coisa que ele disse enquanto matava seu amigo: “Algo errado com sua perna, garoto? Você pode andar? Vou ter que te carregar. Espada fina e pequena, talvez eu palite meus dentes com ela”.

Cersei Lannister (Lena Headey)

Status: Viva.

Uma das poucas personagens que continua na lista de Arya desde o início é Cersei Lannister, por ter conspirado e armado o cerco que findou na morte de seu pai, Ned Stark. Ela treinou durante anos pensando em um dia poder matar a atual rainha dos Sete Reinos. Quando finalmente decide viajar em busca de vingança, na sexta temporada, seu amigo Torta Quente comenta que Sansa está de volta à Winterfell, fazendo com que ela adie seus planos e retorne para casa.

Depois da ajudar Jon a derrotar o Rei da Noite, parece que Arya decidiu retomar seu plano de ir atrás de Cersei, já que, no episódio que foi transmitido no último domingo (5),  ela caiu na estrada novamente ao lado do Cão, em direção ao sul.

Montanha (Hafthór Júlíus Björnsson)

Status: Vivo.

Durante sua permanência em Harrenhal, Arya presenciou o Montanha praticando diversas torturas em prisioneiros, como colocar ratos em um balde na barriga das pessoas e esperar eles comerem suas entranhas. Esse fato foi o suficiente para que Arya não só criasse a lista, como adicionasse o nome do atual comandante da Guarda Real de Cersei.

Vale lembrar que Montanha, conhecido também como Gregor Clegane, morreu quando lutou com Oberyn (também morto no conflito). Ambos batalhavam porque Tyrion havia optado pelo combate após ser acusado da morte de Joffrey. Porém, o guerreiro foi ressuscitado por Qyburn, a Mão da Rainha, o tornando geneticamente modificado.

Como dito anteriormente, Arya e o Cão caminham juntos para o sul, dando a possibilidade de que o Montanha morra nas mãos de um dos dois, porque os irmãos também juraram um ao outro de morte.

Cão de Caça (Rory McCann)

Status: Perdoado.

A relação da menina Stark com o Cão de Caça é complexa. Ela o colocou em sua lista quando ele matou o Mycah, filho do açougueiro e amigo de Arya, que foi condenado à morte pela família Lannister quando Joffrey foi atacado pela loba Nymeria. Anos se passaram desde esse fatídico dia, Arya foi salva pelo Cão algumas vezes em suas viagens e quando ele é atacado por Brienne, ela resolve deixa-lo para morrer. Supõe-se que ambos estão em paz em relação aos momentos ruins do passado, uma vez que eles se trataram de maneira amistosa antes da batalha em Winterfell e por terem decidido viajar novamente ao lado um do outro.

Ilyn Payne (Wilko Johnson)

Status: Vivo.

Ilyn Payne está na lista de Arya tanto nos livros como na série. Payne foi o carrasco que pôs fim à vida de Ned Stark e, por isso, um dos primeiros a ficar na mira dela. Entretanto, na produção televisiva, o personagem foi cortado da história, pois o ator foi diagnosticado com um câncer muito grave e não cairia bem tê-lo em uma lista de desejos de morte, mesmo que na ficção. Em 2013, quando anunciou sua enfermidade, Wilko Johnson tinha apenas 10 meses de vida, pois não aceitou qualquer tratamento envolvendo quimioterapia. Felizmente, o tumor de Johnson se tornou operável e os médicos o considera curado.

Melisandre (Carice van Houten), Beric Dondarion (Richard Dormer) e Thoros de Myr (Paul Kaye).

Status: Todos mortos.

A Mulher Vermelha, como era conhecida, entrou para a lista mortal de Arya após levar Gendry embora contra sua vontade. O objetivo da bruxa era usar o jovem para um ritual. Beric Dondarion e Thoros de Myr também entraram na lista porque venderam Gendry para Melisandre.

Beric morreu salvando Arya, em uma das cenas mais emocionantes na guerra contra os Caminhantes Brancos, deixando claro que ela havia perdoado ele. O mesmo pode-se dizer de Melisandre, pois ela foi uma das grandes mentes que ajudaram a menina a entender o seu destino: matar o Rei da Noite. Já o Thoros foi morto por um urso polar zumbificado, na missão de capturar um morto-vivo para provar que os Caminhantes Brancos existem.

Joffrey Baratheon (Jack Gleeson)

Status: Morto.

O filho de Cersei foi jurado de morte por Arya quando ele ordenou que decapitassem seu pai no final da primeira temporada. Ela não conseguiu por os planos em prática, pois Joffrey foi envenenado no dia de seu casamento. Anos depois foi revelado que os responsáveis pelo crime foram Olenna Tyrell e Mindinho.

Tywin Lannister (Charles Dance).

Status: Morto.

De volta à época em que Arya ficou em Harrenhal, ela acabou sendo copeira de Tywin Lannister, servindo suas refeições, entregando sua correspondência, entre outros afazeres. Disfarçada, ela descobre que o chefe da família Lannister está em guerra com seu irmão Robb e resolve por o nome dele na lista. Não houve oportunidades para que ela conseguisse mata-lo durante os dias em que trabalhou para ele. Mais tarde, Tywin seria morto pelo filho, Tyrion.

Walder Frey (David Bradley)

Status: Morto.

Um dos principais responsáveis pela maior tragédia que aconteceu à família Stark, Walder Frey financiou o casamento vermelho, evento onde Catelyn Stark, Robb e sua noiva foram massacrados. Arya quase se reúne a eles, mas é interceptada pelo Cão, que já previa o pior.

Arya consegue se vingar de toda a família Frey quando usa seus dons de troca de rosto, técnica que aprendeu na Casa do Preto e do Branco. Ela mata uma das filhas de Walder, toma o rosto dela e faz o mesmo com o pai. Se passando por Walder Frey, ela serve um jantar envenenado para todos os participantes do assassinato de sua família e termina o serviço.

Meryn Trant (Ian Beattie)

Status: Morto.

Uma das mortes mais violentas feitas por Arya, Meryn Trant era um dos membros da Guarda Real da família Lannister. Ele entrou em sua lista após ter matado Syrio Forel, professor de espada da garota. Para matar Meryn, Arya se infiltra em um bordel de Bravos onde ele costumava ir. Lá, ela percebe que Trant gostava de assediar menores de idade. Dando um jeito de ser escolhida pelo oficial, ela o imobiliza introduzindo seu dedo nos olhos dele, depois o mata.

E aí, lembrou de todos? “Game Of Thrones” está na reta final e transmite seu penúltimo episódio neste domingo (12), às 22h, na HBO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *